Com a necessidade de atender a população da Região Carbonífera, nasceu em 1947, na cidade de São Jerônimo/RS, o projeto do Hospital Regional de São Jerônimo. A construção foi possível com a ajuda da comunidade local, organizada por empresários que faziam parte da diretoria da sociedade hospitalar. Em 30 de setembro de 1952 foi inaugurado o hospital e, após seis meses de funcionamento, passou a ser administrado pela Sociedade Educação e Caridade. O Hospital foi entregue oficialmente à Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 1964, sendo transformado em uma entidade filantrópica.
Durante os anos em que as Irmãs estiveram à frente da Instituição, importantes mudanças ocorreram, fortalecendo o Hospital como referência em toda a Região Carbonífera. No dia 15 de dezembro de 2009 o Hospital foi adquirido pela entidade Mantenedora Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (AFPERGS), marcando assim uma nova fase de modernização da instituição hospitalar com o fortalecimento da regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste período, significativas melhorias foram implantadas, tais como nova e qualificada gestão, investimentos em tecnologias e equipamentos, revisão dos processos administrativos, gestão do corpo clínico e a implantação do planejamento estratégico.